Um breve resumo sobre o sistema digestório

O sistema digestório é formado por um conjunto de órgãos que trabalham juntos para quebrar alimentos em pequenas moléculas. A digestão dos alimentos é importante para que possamos obter energia de para realizar as mais diversas atividades.

Boca:

A digestão física(ou mecânica) começa na boca onde o alimento é mastigado e quebrado em pedaços menores pelos dentes. Existem quatro tipos de dentes – incisivos, caninos, pré-molares e molares. A digestão química também ocorre na boca com substâncias químicas chamadas enzimas que quebram quimicamente o alimento.

Esôfago:

Depois de ser mastigado e engolido, o alimento passa através do esôfago por um longo tubo que corre da boca ao estômago. Os músculos na parede do esôfago começam a empurrar o bolo alimentar para baixo no estômago por ondas chamadas de movimento peristáltico. Esse movimento nos dá a capacidade de poder comer ou beber mesmo quando estamos de cabeça para baixo.

Estômago:

Uma vez no estômago, que é essencialmente uma área de mistura e retenção, começa a digestão de proteínas. A comida é agitada e encharcada em um ácido muito forte chamado ácido clorídrico. O alimento parcialmente digerido misturado com ácido estomacal é chamado de quimo.

Intestino Delgado

No intestino delgado a digestão química  continua É nesse órgão que acontece a absorção de nutrientes para o nosso corpo. 
Após digestão no estômago, o alimento entra no intestino delgado A primeira parte do intestino delgado é chamada de duodeno, a próxima parte é o jejuno e a terceira e última parte do intestino delgado é chamada íleo. No intestino delgado, a bile (produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar), enzimas pancreáticas e outras enzimas digestivas produzidas pela parede interna do intestino delgado auxiliam ainda mais a quebra dos alimentos.

Órgãos anexos:  fígado e o pâncreas

O fígado e o pâncreas fazem muito pela digestão dos alimentos. Ambos trabalham com o intestino delgado. O fígado fornece bile (armazenado na vesícula biliar) que ajuda a quebrar a gordura em pedaços menores. O pâncreas fornece enzimas adicionais para ajudar a digerir todos os tipos de alimentos. O fígado também processa o alimento digerido do seu sangue antes de ser enviado para vários locais do seu corpo para ser usado.

Intestino grosso: Absorção de água dos alimentos permanece

Depois de passar pelo intestino delgado, o alimento entra no intestino grosso. No intestino grosso, parte da água e eletrólitos (produtos químicos como o sódio) são removidos dos alimentos. Muitos micr0-organismos, como bactérias, (Lactobacillus acidophilus , Escherichia coli e Klebsiella ) no intestino grosso ajudam no processo de digestão. 

Reto – O fim da linha.

Os resíduos sólidos são então armazenados no reto até que sejam excretados através do ânus.

Ajude seus filhos a identificar e localizar as principais partes do sistema digestório, incluindo a boca, o esôfago, o estômago, o fígado, o pâncreas, o intestino delgado e o intestino grosso e conhecer suas funções.

Referências:

Planeta BiologiaO sistema digestório

About STE Escola José Edson

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*