Concluídos

Projeto Pedro Malas

PEDRO MALASARTES (4) PEDRO MALASARTES (17) PEDRO MALASARTESProjeto Escrito


GOVERNO DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL

 

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E APOIO À EDUCAÇÃO

COORDENADORIAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL- NTE/ PONTA PORÃ

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ EDSON DOMINGOS DOS SANTOS

  1. PROF. GERENCIADOR DE  TEC. EDUCACIONAIS E RECURSOS MIDIÁTICOS:Edvaldo M. Telis

 

  1. PROFESSOR COORDENADOR: Gislaine Mioto dos Santos, Keilly Camargo Feitosa e Rhazelli Teixeira Nobre

 

 

  1. SÉRIE: 2º e 3º anos do E.M. noturno           4. PERÍODO:            10/04/2012  a  12/05/2012

 

  1. TEMA:

 

Projeto Teatro “Pedro Malasartes: e os três pedidos”

 

  1. OBJETIVOS

 

 

OBJETIVO GERAL:

 

  • Ampliar a ação formadora social da Escola;
  • Fortalecer a formação intelectual dos alunos;
  • Melhorar a interação social entre os alunos;
  • ·         Incentivar o conhecimento das artes em geral.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

  • Ampliar o leque da cultura escolar, para que possa ser rompida a estagnação cultural que hora perpetua em nossa sociedade. A Escola nesse caso seria a base para que essa ampliação transbordasse e vencesse os limites da instituição podendo influenciar diretamente a sociedade como um todo.

 

  • Atuação disciplinadora do Teatro através de seus muitos mecanismos, sem coerção, mas sim por uma condução baseada na liberdade do aluno para que esse por si só escolha o melhor para ele e para os que compõem o meio em que atua.

 

 

 

 

METAS:

 

Espera-se que no final deste projeto tenha melhorado a interação entre os alunos, o conhecimento geral das artes e da literatura popular.

 

  1. JUSTIFICATIVA:

 

O teatro na escola é de grande valia para que possamos preparar nossos jovens a caminho de um futuro que exigira flexibilidade, dinamismo e agilidade no pensar, no agir, no entender e na arte de analisar.

Diante dessa premissa, essa ferramenta tornou-se relevante aos objetivos da Escola Estadual Professor José Edson Domingos dos Santos no que tange a preparar seus alunos e futuros cidadãos para essa nova era, a era da informação onde tudo acontecesse de forma rápida.

 

  1. RESUMO:

 

O teatro é uma arte milenar que consiste na execução de uma atividade, cujo objetivo é alimentar o intelecto humano e incentivar uma ampliação na visão que temos do mundo a nossa volta.

Essa arte estrutura-se em uma tríade composta por artistas, produção e público. Com base nessa tríade, se desenvolve as mais belas artes que se manifesta no espaço teatral, fazendo com que viajemos em um mundo de novos conhecimentos e prazeres, ao mesmo tempo em que nos faz desenvolver a análise, o questionamento, a curiosidade e o prazer de entender as coisas de uma forma mais profunda e sistêmica.

Assim podemos dizer que, o teatro é o instrumento que resgata o homem de um estado linear cultural e o faz  aventurar-se em um estado mais profundo, complexo, inovador e excitante. Seus pensamentos, modo de ver, sua percepção e sua cognição são largamente ampliada fazendo com que responda melhor aos seus anseios e ao cotidiano do meio onde vive.

 

 

  1. PROCESSOS METODOLÓGICOS:

 

Será apresentado aos alunos um vídeo sobre “As Aventuras de Pedro Malasartes: Os Três Pedidos a Jesus” para que tomem conhecimento do tema.

Em seguida serão escolhidos alguns alunos para representar os personagens da peça, cada um receberá o texto contendo as falas de cada personagem. Depois mandaremos fazer as roupas dos personagens, confecção dos vestuários completos.

A próxima etapa será os ensaios que acontecerão na Escola Estadual Professor José Edson Domingos dos Santos, em contra turno, desenvolverão também cartazes que serão colados na escola,  e por fim a apresentação que será no dia 12 de maio de 2012 no período matutino, em comemoração ao dia das mães.

 

  1. ATIVIDADES A SEREM  DESENVOLVIDAS:

 

Apresentação do vídeo “As aventuras de Pedro Malasartes: os três pedidos a Jesus”;

Escolha dos alunos para interpretarem o teatro;

Entrega dos textos;

Confecção das roupas;

Ensaios;

Elaboração de cartazes;

Apresentação no dia 12/05/2012

 

  1. RECURSOS:

 

Data show, equipamento de som, violão, materiais para decoração, câmera digital fotográfica (tecidos, tinta facial, roupas, balões, cartazes, etc)