Projeto Minha Vida no Campo é Assim…

E.E PROFESSOR JOSÉ EDSON DOMINGOS DOS SANTOS

PROFESSORA: Adriana da Silva Nascimento Leite

PROJETO 1° Ano B- Vespertino

DISCIPLINA:  Geografia e História

TEMA:  Minha Vida no Campo é Assim.

 

INTRODUÇÃO

    Durante as aulas de história e geografia, abordamos as questões do campo e cidade de acordo com referencial que nos é apresentado para o planejamento de nossas aulas.

     Nessa proposta de trabalho procuramos identificar as diferenças entre a zona rural e na zona urbana  (nossa escola é uma escola no campo) e o que cada uma oferece, diferenciando de forma ampla as características e a importância do campo e da cidade, valorizando a relação de troca entre esses dois meios, trazendo à sala de aula a teoria e a prática visando contextualizar através da ação pedagógica o conhecimento do educando favorecendo o seu processo de aprendizagem  de uma forma mais facilitadora.

 

OBJETIVO GERAL:  Proporcionar aos estudantes o conhecimento entre as diferenças na vida do campo e da cidade, e suas principais características entre zona urbana e zona rural, desenvolvendo atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.

 

OBJETIVO ESPECÍFICO: levar os estudantes a perceberem a paisagem rural, que mostra elementos de origem natural (ainda que parcialmente modificados pelo homem) e a paisagem urbana que mostra elementos da própria cidade como concentração de pessoas, edificações, (também modificada pela ação do homem), dentre outros aspectos etc.

 

 

 

 

 

METODOLOGIA:

  • No primeiro momento realizamos a roda da conversa apresentando e explorando o tema (campo/ cidade). Em seguida assistimos o vídeo que conta a CAMPO FÁBULA DO RATINHO DA CIDADE E O RATINHO DO. Após ver o filme estabelecemos o diálogo discutindo sobre o conteúdo assistido.

 

  • No segundo momento desenvolvemos uma atividade caça palavras sobre as diferenças dos meios de transportes entre campo e cidade e posteriormente fizemos a leitura de forma individual de cada palavra.

 

  • No terceiro momento foi proposto uma pesquisa de observação entre campo/cidade no fim de semana, visando coletar dados para uma aula expositiva em que cada estudante explorará o tema de forma oral (desenvolvendo a oralidade) para a professora e os coleguinhas referente ao que observaram.

 

  • No quarto momento assistimos a vídeo aula CHICO BENTO – NA ROÇA É DIFERENTE e o vídeo TURMA DA MÔNICA – CHICO BENTO NO SHOPPING estabelecendo a relação entre campo/cidade. Posteriormente foi proposto aos alunos que desenhassem o lugar onde moram, ressaltando sua rotina e o que mais gostam de fazer em suas casas.
  • Com a ajuda da professora como escriba, foi desenvolvido um texto a partir da oralidade dos estudantes, transformando em uma linda história organizada em forma de um pequeno livro, contendo os dizeres da turma juntamente com os desenhos ilustrados por eles.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.google.com/ cruzadinha meios de transportes (diferenças entre os meios de transportes do campo e da cidade)

https://www.google.com/ Caça palavras zona urbana e zona rural

https://www.youtube.com/Chico Bento – Na Roça é Diferente

 https://www.youtube.com/Turma da Mônica – Chico Bento no Shopping

https://www.youtube.com/ Campo Fábula do Ratinho da Cidade e o Ratinho do Campo

RCN- Referencial Curricular Nacional do Ensino Fundamental (Geografia /História 1º Ano)

 

Segue abaixo o link com o projeto Completo Finalizado

Projeto Livro 1° Ano B Minha Vida No Campo

 

 

 

About STE Escola José Edson

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*