Horário de verão termina na virada do sábado para domingo

hora

Relógios devem ser atrasados em 1 hora no dia 16 de fevereiro.

Os Moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná já começam a se despedir do horário de verão.

 

O procedimento é adotado costumeiramente durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol, daí o nome horário de verão em português, espanhol, francês, alemão e outras línguas.

 

Segundo o governo, o horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do Equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz pouco ou nenhum proveito. Contudo, seu maior efeito é diluir o horário de pico, evitando uma sobrecarga do sistema energético. O efeito provocado é o de não haver a coincidência da entrada da iluminação, com o consumo existente ao longo do dia no comércio e na indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas.

 

Na noite do próximo sábado (15/02) para o domingo (16/02) termina o horário brasileiro de Verão. Todos os relógios devem ser atrasados em 1 hora. Em virtude do verão e do calor, o consumo de energia cresceu 6,3% em dezembro. Deputados pedem o fim do horário de verão, pois os benefícios com a redução da carga máxima de energia elétrica em horário de pico não atingem a maior parte dos cidadãos.

 

Horário de verão no Brasil

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1 de outubro de 1931, através do Decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Houve vários períodos em que este horário não foi adotado. A partir de 1985 o horário de verão vem sendo adotado anualmente. Nesse período a abrangência, inicialmente nacional, foi reduzida sucessivas vezes até que em 2003 atingiu a atual composição de estados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Desde 2008, o início é no terceiro domingo de outubro, e o final no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando este coincide com o Carnaval, sendo então o horário prorrogado em uma semana. Até 2007 a duração e a abrangência geográfica do horário de verão eram definidas anualmente por decreto da Presidência da República.

É designado pela sigla BRST (Brazilian Summer Time), e equivale a UTC-2 (salvo em MT e MS, onde equivale a UTC-3).

 

Fonte:http://www.hojemais.com.br/pereira-barreto/noticia/geral/horario-de-verao-termina-na-virada-do-sabado-para-domingo

About STE Escola José Edson

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*